• Compartilhe

Como escolher o nome do seu bebê?

Você e seu companheiro descobriram que vão ser pais? Parabéns! Esse é um dos momentos mais especiais na vida de um casal! Por outro lado, vocês terão que passar por vários dilemas nos próximos meses e um deles é a escolha do nome do pequeno ou da pequena que está para chegar. Escolher o nome do seu filho ou filha é muito difícil, existem infinitas opções e a decisão é para a vida toda. Além disso, muitas pessoas vão palpitar e aumentar ainda mais a dúvida de vocês, por isso preparamos algumas dicas para ajudar a fazerem a escolha certa com mais tranquilidade!

Por onde começar?
Comece a falar sobre o assunto com seu parceiro o quanto antes, assim já terão uma base dos nomes preferidos pelos dois. Há muita coisa para se levar em consideração na hora de decidir o nome do bebê: agradar a família, evitar apelidos constrangedores e nomes que tragam lembranças ruins. Veja algumas dicas:

1) Tenha uma listinha sempre na bolsa para anotar uma ideia inesperada.

2) Pesquise os significados dos nomes que vocês gostam, com isso conseguirão eliminar algumas opções.

3) Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Soa bem? Faça isso também só com o primeiro e o último nome, no caso de haver mais de um sobrenome. Se o sobrenome é comum, pense em um nome um pouco menos usual para evitar muitos homônimos.

4) Se na família de vocês existir a tradição de dar certo nome, passado de geração para geração, veja se o significado dele agrada e condiz com o desejo de vocês. Lembre-se: a decisão deve ser dos pais, que não devem se sentir pressionados a seguir o comportamento familiar. Mas se preferir a diplomacia, uma alternativa é usar o nome tradicional como o do meio.

5) Pense em todos os apelidos que o nome escolhido para a criança poderá render. Por exemplo Leonardo facilmente virará Leo, mesmo que você insista no nome original.

6) Pense bem antes de escolher um nome pouco comum para o seu filho. Nomes “estranhos” são frequentemente alvos de brincadeiras durante a infância.

7) O nascimento é o momento mais importante e esperado da gravidez. Portanto as emoções dessa hora devem contar muito para a definição do nome. Assim, uma boa dica é: esqueça a opinião de amigos, familiares e escolha um nome ou sustente uma decisão anterior baseando-se nos sentimentos desse momento tão especial. Receba seu bebê com todo o amor e carinho. E não perca a oportunidade de olhar para o seu rostinho e ser a primeira pessoa a pronunciar o seu nome.